top of page
Bixiga.jpg

História do bairro Bixiga

O bairro Bixiga tem sua cultura muito grande, composta de influência negra, italiana e nordestina, muitos nomes e artistas de nossa história, moraram, frequentaram e admiraram nosso querido Bixiga, sem contar nos inúmeros teatros da região. Se tem uma palavra que define o bairro é “CULTURA”.

Já chegou até a ser conhecido como “Broadway Paulistana”, por conta de suas excelentes peças teatrais, inclusive até hoje é a região com o maior número de teatros em São Paulo.

A música nunca teve um lar tão carinhoso, acolhendo artistas como Adoniran Barbosa e Elis Regina, que deu origem a músicas com nome e tema em homenagem ao bairro, dando também origem a Vai-Vai, escola de samba com suma importância para o carnaval paulistano.

Além de tudo isso o bairro ainda é conhecido pela sua culinária, com uma mistura de cantinas italianas, casas nordestinas e até mesmo restaurantes que mantêm as tradições negras vivas. Sendo passada de geração em geração o Bixiga permanece sendo o bairro mais aconchegante de São Paulo, acolhendo e mantendo viva essa nossa história viva e misturada.

 

Até hoje não se sabe ao certo a origem do nome do bairro, mas existem algumas teorias, das mais simples às mais elaboradas:

Matadouro: Dizem que o nome tem a origem da bexiga do boi, pois nessa época se vendia muita bexiga de boi na região tornando popular o bairro, por conta de seu matadouro local

Varíola: outra teoria, é que na região poderia ter abrigado pessoas que estavam com a doença, e a varíola deixava marcas na pele em formato de bexigas na pele.

 António Bexiga: Também muito conhecida, a teoria de que o António Bexiga havia dado origem ao nome do bairro, principalmente por conta de possuir muitas terras na região. “A Casa do Senhor Bexiga” como era conhecida, ficou muito popular por alugar quartos para locais e visitantes.

Porém nenhuma dessas teorias foram comprovadas, mas para se distanciar da imagem de o bairro remetia a bexiga de boi, o bairro foi apelidado de Bixiga pelos moradores, e curiosamente é muito similar a forma que os italianos pronunciavam o nome do bairro.

E antes de ser ocupado por imigrantes italianos, o Bixiga foi abrigo para negros que estavam em fuga da escravidão, onde se tornaram os primeiros moradores do bairro, que após 13 de maio de 1888, dia em que foi assinada a “Lei Áurea” se tonar feriado, a rua celeste em 1916 recebeu o nome da data pelo fato ser o lugar onde os moradores negros do bairro comemoravam a abolição da escravidão.

Rabis.k

Agência de comunicação

São Paulo, SP 

Contato

agenciarabis.k@outlook.com

  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok

Bixiga

 

A alavanca que aciona o mundo artístico do Brasil.

Roque Pescuma

Projeto Integrado
Bairro a bairro

Universidade Cruzeiro do Sul

Unidade Liberdade

Publicidade e Propaganda - Noturno

© 2023 por Rabis.k Agência de comunicação criado com Wix.com

bottom of page